Patchwork: conheça essa técnica do artesanato - Enrolado TecidosEnrolado Tecidos

Patchwork: conheça essa técnica do artesanato

Até pode ser que você não conheça o termo “patchwork”, mas com certeza já viu esse material, por exemplo, naquelas lindas colchas feitas com retalhos! A tradução dessa palavra para o português, inclusive, é “trabalho com retalhos”.

O patchwork é uma técnica do artesanato que une retalhos de tecidos através da costura. Pode ser aplicado em infinitos materiais, como capas para almofada, carteiras, bolsas, cortinas, tapetes e muito mais. O resultado é sempre uma peça divertida e original.

Há quem reaproveite pedaços de tecidos que sobraram em casa e há quem compre especificamente tecidos para patchwork. As duas ideias são bem legais, mas se você é iniciante, sugerimos que escolha os tecidos próprios para isso, pois vão se adequar melhor à técnica e contribuir com um resultado que te agrade.

A estrutura do patchwork

Em geral, o patchwork é feito com 3 camadas sobrepostas: tampo, enchimento e forro.

O tampo é a parte de cima, visível, dos retalhos que você escolheu. O enchimento é a camada do meio e aumenta a espessura da peça, criando um visual parecido com estofado, bem característico dessa técnica. O forro é a parte debaixo que dá acabamento, geralmente feito com um tecido liso.

Tecidos e acessórios para patchwork

O tecido mais utilizado para essa técnica é o Tricoline, 100% algodão. As opções de estampas e cores são muito variadas e o tecido tem um corte final que ajuda na montagem. Algumas outras possibilidades interessantes de tecidos para patchwork são: viscose; microfibra; Oxford Xadrez; Pied Poule e TNT (100% polipropileno).

Você não precisa se preocupar em comprar acessórios muito caros para suas produções de patchwork, mas o básico é essencial. Lápis, tesoura, régua para patchwork, base para recorte das peças e cortadora para conduzir os tecidos valem o investimento inicial. Futuramente, você pode adquirir acessórios especiais, como passadeira emborrachada antiderrapante e cola spray.

Essa matéria te inspirou a começar no patchwork? Nós apoiamos, é claro! Qualquer pessoa consegue aprender, já que o patchwork pode ser feito manualmente ou na máquina de costura. Procure por vídeos do YouTube, cursos e revistas, pratique muito e logo você terá sua técnica bem aprimorada. Aproveite para conhecer nossos tecidos para patchwork e marque a gente no Instagram para vermos suas peças feitas com produtos da Enrolado!

Artigos em destaque:

Tecido para parede funciona mesmo?

Como fazer decoração de festa infantil?

4 maneiras de usar o Jacquard

4 dicas para receber bem os convidados em casa